PELÉ E O PURAQUÉ (conto infantil)
Autor: Beto Rocha

Pelé era um menino muito peralta
Cheio de travessuras
Não obedecia ninguém
Não fazia os deveres que a professora passava pra casa
Quando chega da escola
Os colegas logo o chamavam
Pelezinho! Vamos tomar banho no igarapé!
To indo! Podem me esperar!
Pelé, só saía escondido.

A mãe estava na sala
Assistindo televisão
Quando começa o jornal do meio dia
O apresentador diz: “boa tarde!”
E dá a seguinte notícia:
“Um menino de 10 anos da periferia de São Paulo
Estava brincando no fundo do quintal
Caiu dentro do poço e morreu!
A mãe quando percebeu o silêncio correu
E lá chegando encontrou o seu filho já sem vida.”

Foi aí que a mãe de Pelé desligou a televisão
E se ligou que Pelezinho não estava mais em casa!
O menino já tinha pulado a janela
Aterrisando de peito no chão
Saiu correndo bem rápido.
A mãe não escutando nenhum barulho, só o da televisão,
Não viu quando Pelé saiu correndo
Quebrando muito sapé
Aprumando pra frente o pé
Saltitava brincando, alegre e contente
Pra dentro do igarapé...

A mãe corria e gritava
- Onde está esse menino, Pelé! ,Pelé! , Pelé!
Com as travessuras do filho
Já estava de orelha em pé,
O menino pulando nem ouvia nada
Só queria tomar banho
Dentro do igarapé.

O menino pulou na água,
A mãe logo riscou
Na beira do igarapé
Gritou bem alto: Pelé Meu filho, olha o puraqué!!!
Começou a escutar os gritos,
- Ai, ai , ai, mamãe me ajude
Sua mãe perguntou:
- O que é isso menino?
O menino respondeu:
- Um bicho mordeu o meu pé!
Ai, ai, ai, ai, ai, ta doendo muito!
Pelé saiu rapidinho do igarapé
Pensando ser um jacaré.

Sua mãe apavorada com os gritos,
Viu o menino chorando,
Pulando de quatro pés,
E disse: Meu filho foi um pequeno puraqué!
Saia de dentro da água,
Ele só dá choque no pé
Do filho que desobedece a mãe
E vem tomar banho no igarapé “!
1 Response
  1. Anônimo Says:

    oi beto nonca mais vou para o asude do vas obrigado porter mealetado eu ia gazeta na escola
    eu sou do 6anoh sou a poliana e nao fui com muito medo eu agradesso muinto bj poliana


Postar um comentário

  • Meus Seguidores