O JURAMENTO MÉDICO
Beto Rocha

Leonardo era um jovem idealista na vida, apesar de ter apenas 20 anos, possuía um objetivo, fazer medicina em São Paulo na área de TRAUMATOLOGIA. Apesar de ser uma faculdade muito cara, era o sonho de seus pais, que possuíam condições financeiras o suficiente de mantê-lo, eles queriam também fazer de LEONARDO um grande médico.
O jovem sonhador parte para São Paulo em busca do seu objetivo. Logo começa a fase de adaptação, os estudos exigem muito dele, vêm às dificuldades, nunca fez nada vida a não ser estudar. Ali ele teria que lavar suas roupas, fazer comida, dar conta dos trabalhos, pesquisas, aulas práticas com cadáveres, visitas aos hospitais, saudades de seus familiares. Enfim, o jovem Leonardo sofreu muito. Nos raros momentos de folga, Leonardo conheceu uma linda jovem acadêmica de medicina da área de PEDIATRIA que estudava na mesma faculdade que ele. O namoro deixou Leonardo um pouco mais feliz, tinham os mesmos sonhos, ideais e objetivos na vida. Logo se viram apaixonados. Então passaram a usar um anel de compromisso, assim que se formassem casariam, pois não tinham dúvidas de seu sentimento.
Depois de seis longos anos de estudos, de muita luta, finalmente chega o dia de sua formatura, seus pais vieram de sua cidade natal para prestigiá-lo e vê-lo fazer o seu juramento diante de todos os convidados. Então começa a cerimônia, logo em seguida veio o juramento: Eu Dr. Leonardo juro diante dos homens e de Deus, exercer minha profissão, com amor, dedicação e respeito, cuidar bem das pessoas custe o que custar, a qualquer hora e em qualquer lugar que for chamado. Todos foram diplomados e fizeram ali os seus juramentos.
Dr. LEONARDO antes de voltar a sua terra, vai conhecer a família da também Dra. MARINA, para pedi-la em casamento. Eles se casam. Depois de uma semana, viajam para exercer suas profissões de médicos na cidade natal de Leonardo. Não demorou muito Dra. MARINA engravidou, deu a luz a um lindo menino ao qual deu o nome de Lucas. O casal de médicos logo ficou conhecido, por serem competentes ganharam fama e notoriedade, junto com isso vieram muitos clientes, abriram sua própria clínica particular. Então não tiveram mais tempo para cuidar do filho, o menino era criado pela babá que morava com o casal.
Os anos se passaram e o menino cresceu se tornando um adolescente de 15 anos. Lucas era muito bonito, apesar dos pais serem ricos, ele era um garoto simples e humilde, devido ter sido criado por uma babá, por esse motivo fez muitos amigos. O casal de médicos logo percebeu que Lucas precisava de companhia e para substituir sua ausência em casa, decidiu deixar o filho se divertir um pouco.
Dr. LEONARDO e Dra. MARINA chamam Lucas para conversar e liberam-no para sair à noite com os amigos. Disseram a ele que não voltasse muito tarde para casa, pois eles iriam entrar de plantão essa noite em sua clínica e no dia seguinte, sexta feira, no hospital.
Nessa mesma noite, quinta feira, tinha um grande show na cidade. Antes de saírem, Pedro um dos amigos, liga e combina para que Lucas deixe a janela aberta e ninguém desconfie, POIS EU FAÇO ISSO TAMBÉM E DÁ SEMPRE CERTO, diz PEDRO. Vamos chegar muito tarde ou de manhã, a intenção de Pedro na verdade era por causa da sua irmã, que estava a fim de ficar com Lucas sozinha em seu quarto. Lucas saiu com os amigos, curtiram a noite inteira, saíram pela madrugada, foram direto para casa de PATRÍCIA e PEDRO. Enquanto isso o dia amanhece, Dr. LEONARDO e Dra. MARINA se preparam para mais um plantão seguido, desta vez no hospital publico. Lucas não tinha chegado a casa. O menino tinha bebido um pouco e com vergonha dormiu na casa de seus amigos para escapar das broncas, pois sabia do novo plantão de seus pais. São Dez horas da manhã, Dr. Leonardo liga para a empregada e pergunta por seu filho, ela disse: Dr. Acho que ele ainda está dormindo, pois a porta do quarto continua fechada. Nesse mesmo tempo o irmão de Patrícia, Pedro o leva de carro para casa, os dois estão muito nervosos, Lucas sabe que fez uma coisa muito errada e vai levar umas broncas quando seu pai sair do plantão, eles querem chegar logo e entrar pela janela como combinado, para que nem a empregada e nem seu pai saibam de alguma coisa. O irmão de patrícia dirige em alta velocidade. As horas se passam... Dra. MARINA não estava se sentindo muito bem de saúde, durante seu plantão pela manhã, saindo um pouco mais cedo do hospital público para ir até sua clinica particular fazer alguns exames com uma ginecologista de sua confiança, queria saber o que estava acontecendo com ela, e logo retornaria ao seu plantão normalmente. CHEGA A HORA DO ALMOÇO, Dr. Leonardo então diz a enfermeira, que não gostaria de ser incomodado por ninguém, porque essa hora para ele era um momento sagrado, desligar o seu celular e vai almoçar em sua sala. Depois de alguns minutos entra a enfermeira no momento de descanso do médico, interrompendo o seu almoço dizendo: Dr. Leonardo, desculpe, acaba de chegar ao hospital, UM RAPAZ PASSANDO MAL, ELE ESTÁ MUITO FERIDO Doutor.
FINALMENTE Dr. Leonardo termina seu almoço, encontra nos corredores a enfermeira e pergunta: Cadê o rapaz do acidente? Quando a enfermeira diz: Dr. Agora não precisa mais, ele acabou de morrer. O médico preocupado e nervoso, foi até onde o corpo do rapaz se encontrava, tira o pano que o cobria, mudando logo de fisionomia e tem uma péssima surpresa, quando o rosto do rapaz é descoberto, percebeu que se tratava de seu filho Lucas. Essa notícia tirou o chão de Dr. Leonardo, quando se lembrou do seu JURAMENTO MÉDICO, deixando seu único filho morrer e mesmo que não fosse seu filho e sim outra pessoa, deveria cumprir com o seu dever de médico, não trocar uma vida por uma simples refeição. Indignado, arrependido e com um sentimento de culpa lhe atormentando, não se conformando com o acontecido, entrou em sua sala, pegou um revólver que estava em sua pasta, mira em direção a cabeça, ameaça atirar, logo em seguida, sua esposa MARINA, abre a porta do consultório, e diz: LEONARDO não az isso pelo o amor de DEUS, eu estou grávida, você vai ser PAI NOVAMENTE, ela o abraça e o conforta ternamente. Leonardo volta atrás e resolve não cometer mais suicídio e faz ali outro JURAMENTO MÉDICO e desabafa: nunca mais eu deixo ninguém morrer por irresponsabilidade minha, as duras penas, eu aprendi a lição diz o Dr. LEONARDO para a Dra. MARINA.
  • Meus Seguidores